19 novembro 2009

Destaques JV da edição Nov. 2009


Nesta última edição publicámos algumas pistas e estratégias lançadas por Artur Santos Silva, Daniel Serrão e José Marques dos Santos - membros do Conselho Consultivo do JV -, dado que consideram este projecto "um grande desafio". Dá-se conta da instituição dos prémios internos 2009 "Dis-Tinção JV", e respectivos laureados, em cerimónia apresentada pelo Francisco Tavares (pianista e maestro da Banda da «Praça da Alegria») e com sessão cultural de Mário Zambujal. Ainda na secção 'Local' informa-se o nascimento de um novo grupo de jovens paranhense, intitulado "Nova Esperança".
O Arq. Manuel Correia Fernandes, novo Vereador da C.M.Porto, escreveu uma crónica sobre o "Porto, um «porto»", ressalvando que "é a 'alma' de ser do Porto que está plasmada nos rostos, nas casas e nas ruas, mas também na luz, nas sombras e nas névoas que a envolvem como a nenhuma outra!". Reportagem alargada foi feita ao Ateneu Comercial do Porto, nos seus 140 anos de vida, pela pena de Ernesto Rangel (ex-Director e sócio do Ateneu há 57 anos). A grande entrevista realizou-se com Joaquin José Martinez, o equatoriano inocente (naturalizado espanhol) que esteve condenado durante 4 anos no corredor da morte norte-americano. Entre alguns reptos e reflexões que deixa, alerta que "é preciso que cada qual se dê pessoalmente, se mantenha forte e esteja bem consigo e com os outros". Também falou ao Jornal o historiador José Hermano Saraiva, a propósito dos seus 90 anos. Confessou sentir-se "um pouco fora-da-lei! Quando chegar o fim não estranharei, até penso que já está atrasado, que vem tarde de mais...". Ainda na opinião, o colunista do JV Emílio Rui Vilar escreveu sobre o Código de Bom Governo das Sociedades, mencionando os "novos limites e constrangimentos à iniciativa privada e à gestão empresarial". Adriano Moreira, na mesma secção 'Sociedade', reagiu aos Prémios Nobel 2009, sobretudo ao da Paz atribuído a B. Obama.
Na secção 'Cultura', Manuel Serrão aponta algumas sugestões dentro da programação cultural da cidade para Novembro e fica uma notícia sobre o Projecto de Investigação de Canto com o grande tenor espanhol Francisco Lázaro. Por fim, nos 'Destaques', fica uma conversa 'Num ápice por...' Prof. José Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto. (Segue em anexo a capa da última edição do Jornal VERIS, Nov.).

Sem comentários:

Enviar um comentário