13 dezembro 2009

DESTAQUES DA EDIÇÃO DE DEZEMBRO DO JV


Um presépio iluminado duma zona do Porto é a grande foto de abertura da edição deste mês no Jornal VERIS (JV), apelando aos valores, direitos e deveres que ressaltam do tempo natalício em que vamos entrar. Destaque também para a Campanha "Ponte SOLidária", com Escolas de Paranhos, que se realiza até 17 de Dezembro, contando com Rui Barros e Vanessa Fernandes, como padrinhos; bem como para os dois grandes eventos que marcarão o 1.º aniversário do JV em 2010: Sarau Cultural solidário a 24 de Janeiro (dia da fundação) e Fórum JV sobre a «Verdade» a 11 de Fevereiro, encerrando nesse dia com Jantar Social JV.
Nas notícias locais o enfoque vai para a possibilidade de Paranhos vir a ter em 2010 relíquias verdadeiras de S. Veríssimo, padroeiro da freguesia e paróquia paranhenses. Em breve conversa com actores, soubemos que Eunice Muñoz vem ao Porto (TNSJ) com a sua actual peça, entre 7 e 31 Janeiro e que nesse mês entra também na nova novela 'O bater do teu coração'; ao passo que José Raposo afirma: "há pouco Teatro no Porto e as suas Companhias são pouco apoiadas pelo Estado (...) estamos muito mal: a política cultural deste país é zero!". De referir ainda o relato das sessões do JV às Escolas de Paranhos, com os oradores ligados ao JV: Artur Santos Silva, Daniel Serrão, Isabel Pires de Lima, José Marques dos Santos, José da Silva Peneda e Ricardo Jorge Pinto. Das Escolas ao Hospital, informou-se do Projecto "Joãozinho", que neste mês vai sair às ruas para se dar a conhecer melhor e "para que gostem dele".
Falando ao JV, Thomas Hammarberg (Comissário dos Direitos Humanos do Conselho da Europa) apontou quais são, para si, os problemas acrescidos em Portugal, em termos de Direitos Humanos, para além da pobreza europeia generalizada: "a implementação das leis, muito modernas, e a violência doméstica contra as mulheres". Ainda a nível filantrópico, o JV apresenta a IPSS 'Ajudaris' e faz reportagem do debate sobre 'Dignidade', com Daniel Serrão e José Miguel Júdice, aquando da apresentação oficial do Núcleo do Porto da Amnistia Internacional.
Na opinião, Emílio Rui Vilar, sobre o Código de Bom Governo das Sociedades, afirma que "é dever das empresas ganhar uma nova legitimidade social", enquanto Daniel Serrão escreve sobre a natureza da Saúde e a saúde da Natureza, ressalvando que "o segredo está na prevenção, que tem de começar muito cedo". Isabel Pires de Lima indica algumas sugestões culturais para o Porto, neste mês.
Por fim, fica um Roteiro por Portugal de exposições e vendas de Presépios mais significativos, bem como uma pequena entrevista com o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que deseja que o Porto seja realmente aquilo que o seu nome implica: "aproximação, acolhimento, verdadeira convivência".

Sem comentários:

Enviar um comentário