09 abril 2009

BOM PASTOR -001

Há quase 50 anos que fui nomeado pároco de Cedofeita e que saudades eu tenho desses tempos e dessas gentes! Um mês após a minha tomada de posse, ocorreria a Páscoa do Senhor e eu sentia como nunca a necessidade de a anunciar e cantar a toda a gente.
Veio-me, então, a ideia de criar um jornal paroquial, que, com motivo à vista, se chamou ALLELUIA. Com esta mensagem de vida sempre nova e sempre a renascer nasceu e com esta mensagem continuou.
Um jornal paroquial é um retrato de uma comunidade em movimento e um programa de vida no terreno e nem se torna necessário apresentar razões. Por mim, sempre o julguei importante, quero dizer, normal no contexto das preocupações evangelizadoras de uma paróquia.
Por isso, e neste espírito, saúdo com alegria e esperança o Jornal VERIS, que bebe o seu título do padroeiro de Paranhos e que se apresenta com o desejo de servir e ajudar quem vive a verdade e da verdade ou de quem a procura. Então, que viva, cresça, floresça!
Através desta minha modesta presença quereria, sobretudo, deixar tão alto quanto possível um apelo à esperança. Sempre necessária, mais que nunca necessária. Muitos de nós conheceremos o livro do nosso Nobel “Ensaio Sobre a Cegueira”, que nos põe face a uma sociedade inteira que, por contágio, foi cegando, com os resultados dramáticos que podemos imaginar. Pois, deu-me para ver nesta sociedade cega a imagem de uma sociedade desanimada que, pouco a pouco, vai perdendo o sentido de viver e que pode ser a nossa. O sentido e a vontade. Ao lê-lo, estava sempre à espera que aparecesse um fim feliz, como costuma acontecer na textura dos romances. E esse fim feliz acaba por aparecer: a luz voltou e, com a luz, a alegria.
Com este livro nas mãos (um cristão goza de recursos muito mais sólidos que nada têm a ver com a ficção) posso pedir a todos que nunca desanimem, quaisquer que sejam as procelas? É que o sol acabará por reaparecer…

(D. Manuel Martins - Bispo Emérito de Setúbal e ex-Presidente da Fundação SPES, JV Fev.2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário