09 abril 2009

VIVER SALUTAR -002

As principais causas de morte no nosso país são as doenças cardíacas e as doenças cerebrovasculares, vulgarmente conhecidas como tromboses.
A mortalidade por essas doenças tem vindo a melhorar, mas mantém-se muito elevada.
No entanto, os principais factores de risco para essas doenças são controláveis em função do estilo de vida que adoptamos. Consumo de tabaco, excesso de peso, ingestão excessiva de gorduras, falta de exercício físico, dependem, em grande medida, de atitudes individuais.
Outro problema assume particular importância: a hipertensão arterial. Dois em cada cinco portugueses adultos são hipertensos. A hipertensão não dói. Para ser detectada exige que a pessoa meça a pressão arterial pelo menos uma vez por ano. E que, depois, não deixe de assumir as atitudes que lhe forem prescritas.
Relacionado com este tema está o da excessiva ingestão de sal. Somos o povo europeu que ingere mais sal na alimentação. Esse consumo é, em grande parte, oculto, em alimentos como o pão. Melhorar a saúde dos portugueses exige que sejamos capazes de diminuir o consumo excessivo de sal. Por uma vida mais longa e… melhor!

(Manuel Pizarro - Secretário de Estado da Saúde e Médico, JV Fev.2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário