09 abril 2009

VIVER SALUTAR -001

O progresso da medicina está a dar cada vez mais anos à vida. São já muitos os centenários em Portugal embora não apareçam nas páginas dos jornais como tem aparecido o realizador de cinema Manoel de Oliveira.
Mas este aumento do tempo de vida tem de ser acompanhado com bom estado físico e mental. Não basta durar mais anos, é preciso que esses anos possam ser vividos em estado salutar, sem dependências físicas nem deficiências mentais.
Isto quer dizer que uma vida salutar prolongada tem de ser preparada desde a juventude. E é o que não está a acontecer em Portugal.
Se prestarem atenção às pessoas que se juntam para uma reunião social ou que, por exemplo, assistem a uma celebração da Eucaristia dominical, notarão que uma parte significativa dessas pessoas apresenta excesso de peso, ou seja, são pessoas gordas e, algumas, embora não possam ser consideradas idosas, deslocam-se já com alguma dificuldade.
Ora o excesso de peso, que resulta de alimentação a mais em relação com as necessidades do organismo, é a primeira causa e a mais importante de limitação do tempo de vida com boa qualidade.
Nos tempos que correm, reduzir a quantidade de alimentos que se ingerem e preferir alimentos “leves”, como vegetais e frutas, não só garante uma vida mais longa e de melhor qualidade, como fica mais barato...
Decidam já mudar o mau hábito de comer em excesso.

(Daniel Serrão - Médico, Catedrático Jubilado e Cientista/Investigador, JV Jan.2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário